Na manha desta quarta-feira, por volta das 10:30h do dia 30 de julho de 2025, uma aeronave A-29 Super Tucano, da Esquadrilha da Fumaça, caiu na área rural de Santa Rita do Passa Quatro (SP), durante um voo de treinamento de rotina.
A aeronave, A-29 Super Tucano, pilotada pelo Coronel Aviador Nunes, Comandante do EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea, decolou da Academia da Força Aérea de Pirassununga-SP (AFA) e depois de um período de treinamento, precisou ejetar e direcionar a aeronave para uma região rural, não habitada. A aeronave veio a colidir no solo, destruindo-se totalmente.
Segundo informações, ainda não oficiais, o piloto está hospitalizado para exames de rotina, procedimento obrigatório e não corre risco de morte e de nenhuma sequela mais grave.
A Equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já está no local da ocorrência.
Segundo testemunhas em solo, viram 2 aeronaves se tocar em pleno voo e uma delas, a mais avariada, o piloto foi forçado a se ejetar e a aeronave se colidiu no solo em uma área de plantio não habitada. As demais aeronaves, que participavam do voo de treinamento retornaram à AFA e pousaram em segurança.
Aguardamos mais informações oficiais e oportunamente postaremos uma Nota Oficial da AFA.